O mercado financeiro americano experimentou um aumento significativo na quarta-feira, impulsionado por dados de inflação mais fracos do que o esperado. Isso levou a uma mudança nas expectativas sobre a política monetária do Federal Reserve.
O índice S&P 500 e o Nasdaq alcançaram novos recordes, enquanto a Apple ultrapassou a Microsoft como a empresa mais valiosa do mundo. As ações da Apple subiram 3,7%, alcançando um recorde histórico e elevando a avaliação de mercado da empresa para 3,24 trilhões de dólares, superando os 3,23 trilhões de dólares da Microsoft.
O relatório do Departamento do Trabalho mostrou que o índice de preços ao consumidor permaneceu estável em maio, contrariando as expectativas de um aumento de 0,1%. A inflação anual ficou em 3,3%, abaixo da previsão dos economistas de 3,4%.
Excluindo os preços voláteis de alimentos e energia, o núcleo do índice subiu 0,2%, em comparação com a expectativa de um aumento de 0,3%. Na base anual, houve um aumento de 3,4%, contra a previsão de 3,5%.
Esses dados mais fracos de inflação aumentaram as expectativas de que o Federal Reserve reduzirá as taxas de juros em setembro, com uma chance de mais de 70%, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME. Antes do relatório, essa chance era de 54%.
O foco agora se volta para o comunicado de política monetária do Fed, que manterá as taxas de juros inalteradas. Os mercados se concentrarão principalmente na coletiva de imprensa do presidente do Fed, Jerome Powell, e nas projeções econômicas atualizadas do banco central.
O Dow Jones subiu 0,64%, alcançando 38.994,20 pontos. O S&P 500 teve um aumento de 1,30%, alcançando 5.445,43 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançou 1,88%, alcançando 17.669,90 pontos.