O Banco do Povo da China (PBoC) realizou uma reunião na quarta-feira, 12, para discutir políticas de apoio ao setor imobiliário do país. O mercado imobiliário é crucial para o funcionamento econômico global e a estabilidade financeira, segundo o comunicado do BC chinês.
A crise imobiliária, que começou com a inadimplência da gigante imobiliária Evergrande em janeiro, soma cerca de US$ 300 bilhões. Para resolver essa crise, as autoridades chinesas estão considerando várias medidas.
Uma delas é o estabelecimento de refinanciamento para habitação a preços acessíveis. Além disso, as instituições financeiras seriam incentivadas a apoiar as empresas estatais locais na aquisição de habitação comercial existente a preços razoáveis.
A política de desenvolvimento imobiliário também visa reduzir os estoques de habitação comercial existente. Isso seria feito através de métodos orientados para o mercado, aumentando a oferta de habitação a preços acessíveis e apoiando a entrega garantida de habitação.
Além dos membros do PBoC, autoridades políticas, o Banco Industrial e Comercial da China e o Banco de Construção da China também participaram da reunião.