in

Lula destaca que aumento da arrecadação e queda de juros ajudarão a reduzir déficit

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o aumento na arrecadação do governo federal e a redução nas taxas de juros permitirão uma diminuição do déficit nas contas governamentais sem afetar os investimentos públicos.

Durante seu discurso no Fórum de Investimentos Prioridade 2024, no Rio de Janeiro, Lula enfatizou que o governo está trabalhando para organizar as finanças públicas e garantir o equilíbrio fiscal. Ele explicou que o aumento na arrecadação e a queda nas taxas de juros permitirão uma redução do déficit sem comprometer a capacidade de investimento público.

A arrecadação do governo federal em abril registrou um aumento real de 8,26% em relação ao mesmo mês do ano anterior, alcançando R$ 228,873 bilhões, segundo a Receita Federal. Este é o quinto recorde consecutivo para o mês. Os dados de maio ainda serão divulgados mais tarde neste mês.

Por outro lado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu desacelerar o ritmo de cortes na taxa básica de juros, a Selic, de 0,50 ponto percentual para 0,25 ponto percentual em sua última reunião no começo de maio. Na próxima semana, o colegiado se reunirá novamente para definir a taxa básica, e os economistas esperam um novo corte de 0,25 ponto percentual, embora o mercado de juros já esteja precificando a manutenção da Selic no patamar atual de 10,50%.

A equipe econômica liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem trabalhado para apresentar medidas ao Congresso Nacional para aumentar a arrecadação e alcançar o equilíbrio das contas públicas, com o objetivo de zerar o déficit este ano.

What do you think?

Leave a Reply

Avatar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

filenasme 84 - radarsigma.com -

Nuclea e CNseg firmam acordo para operação do registro de seguros

filenasme 86 - radarsigma.com -

Anfavea projeta vendas de 1 milhão de veículos novos no Brasil até 2024