Os fabricantes de painéis solares chineses estão em busca de ajuda do governo para conter a queda nos preços das células e módulos solares. A indústria enfrenta um excesso de capacidade, o que está ameaçando a sobrevivência de pequenos produtores.
A China é a maior fábrica de painéis solares do mundo, respondendo por cerca de 80% da capacidade global de módulos. No entanto, a concorrência intensa está levando os preços a cair drasticamente. Os preços dos painéis solares acabados da China caíram 42% no ano passado.
“Sobreviver – esse é o objetivo”, disse Li Gang, presidente do Seraphim Energy Group, em uma conferência recente.
Entre junho de 2023 e fevereiro de 2024, pelo menos oito empresas cancelaram ou suspenderam mais de 59 GW de nova capacidade de produção, o equivalente a 6,9% da capacidade total de produção de painéis acabados da China em 2023.
“Precisamos unir nossas forças para evitar o investimento excessivo”, disse Gao Jifan, presidente-executivo da Trina Solar e presidente honorário da Associação da Indústria Fotovoltaica da China (CPIA).
Gao solicitou a regulamentação governamental de novos investimentos no setor para evitar mais perdas. Outros executivos também pediram a intervenção do planejador estatal chinês.
Gongshan Zhu, presidente da Associação Asiática do Setor Fotovoltaico, advertiu as novas empresas contra a entrada precipitada no setor, destacando que os lucros do setor caíram 70% devido ao excesso de capacidade e ao recuo dos preços.
“Se você for apenas um imitador, não será sustentável para você”, disse Zhu, acrescentando que a situação foi exacerbada pelos governos locais que investiram com o objetivo de aumentar os empregos.
Os executivos do setor também pediram o fim da concorrência baseada apenas em preços menores e sugeriram que os processos de licitação levem em conta níveis de pesquisa e desenvolvimento, em vez de apenas os preços.
Alguns funcionários de empresas, como o presidente da Wuxi Suntech Power, Fei Wu, disseram que a consolidação já havia começado. Esperava-se que as perspectivas do setor piorem este ano e que mais empresas pequenas provavelmente encerrem atividades.