A Apple alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira empresa a ultrapassar 1 trilhão de dólares em valor de marca, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Isso foi revelado em um ranking global da BrandZ, da Kantar, publicado nesta quarta-feira.
A fabricante do iPhone manteve o título de marca mais valiosa do mundo pelo terceiro ano consecutivo, seguida pela Alphabet, com 753 bilhões de dólares, e pela Microsoft, com 713 bilhões de dólares.
A Apple recentemente apresentou novos recursos de inteligência artificial, que devem impulsionar a demanda por iPhones e reverter a queda nas vendas de seu principal produto, afetadas por gastos instáveis dos consumidores e pelo ressurgimento de rivais.
“A Apple tem sido consistentemente capaz de fornecer produtos, serviços e mensagens que ressoam de perto com os consumidores, criando uma forte base de fãs para a marca”, disse o analista da Counterpoint, Varun Mishra.
Com uma capitalização de mercado de 3,18 trilhões de dólares, a Apple está à frente da Nvidia, com 2,97 trilhões de dólares.
A Nvidia entrou pela primeira vez na lista da Kantar das dez marcas mais valiosas do mundo, impulsionada por uma onda de entusiasmo com IA e um boom na demanda por chips. O valor de sua marca saltou para mais de 200 bilhões de dólares em relação ao ano anterior, tornando a Nvidia a sexta marca mais valiosa.
A pesquisa da Kantar abrangeu mais de 4,3 milhões de entrevistas com consumidores em 532 categorias, além de 21.000 marcas diferentes em 54 mercados.