in

BNDES terá agência permanente no RS para orientar sobre linhas emergenciais, informa Pimenta

O ministro Paulo Pimenta, responsável pela Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, anunciou que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estabelecerá uma agência permanente no estado para orientar empresários que buscam obter linhas emergenciais de crédito.

Essa medida foi tomada após o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ter apresentado três linhas de crédito específicas para empresários afetados pelas recentes tragédias. Essas linhas incluem apoio para aquisição de máquinas e equipamentos, reconstrução de estruturas e obtenção de capital de giro.

Para ter acesso a essas linhas de crédito, os empresários interessados precisam ter operações em um dos 95 municípios declarados em calamidade pública e declarar as perdas sofridas durante as enchentes. Qualquer pessoa jurídica, independentemente do porte, e pessoas físicas como produtores rurais, transportadores e empresários individuais (MEIs) estão aptos a solicitar essas linhas de crédito.

O diretor de Finanças e Crédito Digital, Alexandre Abreu, esclareceu que a troca de atividade da pessoa jurídica não impede o acesso ao crédito, desde que a empresa permaneça na cidade.

Mercadante destacou que as empresas que receberem o crédito devem restabelecer o nível de emprego em um prazo de 10 meses. Além disso, ele garantiu que haverá “ampla transparência, com detalhamento de beneficiados” e que o BNDES não busca rentabilização, pois os juros das linhas de crédito são “segurança para os bancos” que participam do programa.

Já estão confirmados a participação de bancos como o Bradesco, o Banrisul e o Badesul. Qualquer instituição financeira credenciada ao BNDES pode participar das linhas de crédito. As propostas podem ser coletadas a partir de 11 de junho e as linhas serão liberadas em 21 de junho, segundo Mercadante.

What do you think?

Leave a Reply

Avatar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Empresas atingidas pela tragédia no RS podem solicitar crédito em linha do BNDES a partir de amanhã

filenasme 29 - radarsigma.com -

Eleição na Europa diminui chance de acordo com Mercosul, afirma especialista