in

J.P. Morgan Eleva Projeção de Crescimento do PIB do Brasil para 2023

Banco revisa previsão do PIB para 2023 devido a safra recorde e crescimento robusto do setor de serviços

A produção agrícola acima das expectativas e seu impacto positivo em outros setores, como o de fretes, levaram o J.P. Morgan a revisar suas projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2023. O banco de investimentos agora espera que a economia cresça 1,7% este ano, em comparação aos 0,9% previstos anteriormente, representando um aumento de 0,8 pontos percentuais.

Em relatório, os economistas Cassiana Fernandez e Vinicius Moreira destacam que os dados mais recentes indicam uma aceleração no ritmo de crescimento do Brasil, impulsionada principalmente pelos efeitos da safra recorde.

Motivos para o Reajuste do PIB do Brasil pelo J.P. Morgan

Os analistas do banco ressaltam que, embora a agricultura tenha sido um fator chave, não é o único responsável pela revisão do PIB do Brasil para 2023. Eles apontam que o crescimento do setor de serviços também superou as expectativas no último trimestre.

“Não se trata apenas da agricultura e seus impactos. O avanço do crédito e dos serviços é sólido, mesmo excluindo os dados de transportes e do setor agro e de frete,” afirmam os economistas.

Eles citam o setor de construção civil como um exemplo, que se destacou devido ao aumento do crédito direcionado e da aceleração do emprego nos setores de transportes, mídia, serviços financeiros e imobiliários.

Crescimento no Primeiro Trimestre e Projeções Futuras

O J.P. Morgan estima que a economia brasileira tenha crescido a um ritmo anualizado e sazonalmente ajustado de 4,9% nos primeiros três meses do ano, em comparação ao trimestre anterior, e que parte desse impulso tenha sido mantido no segundo trimestre. Assim, a projeção anualizada para a expansão de abril a junho subiu de 0,2% para 1,5%.

“Também elevamos levemente nossas expectativas para o segundo semestre, resultando em uma projeção de crescimento para 2023 de 1,7% e para 2024, de 0,8% para 1,0%,” concluem os economistas.

What do you think?

27 Points
Upvote Downvote

Leave a Reply

Avatar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pexels clem onojeghuo 375889 - radarsigma.com -

Expansão Recorde do Setor de Serviços no Brasil em Maio, Aponta PMI

desafios setor saude - radarsigma.com -

Desafios Persistem para o Setor de Saúde Mesmo com Reajuste nos Planos, Aponta BTG